quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Como surgiu o termo Massoterapia

O Termo M A S S O T E R A P I A foi criado introduzido e sistematizado por Profissionais MASSAGISTA no ano de 1.980.

HISTÓRIA da MASSAGEM / MASSOTERAPIA

A MASSAGEM, já era praticada no ano 2.800 antes de Jesus o Cristo pelas antigas civilizações: Chinesa, Japonesa, Egípcia, Persa, Grega.

Com a imigração no inicio do século XX dos orientais para o Brasil, vieram muitos Práticos e Médicos que introduziram na sociedade brasileira as Técnicas de Massagem como instrumental terapêutico.

Os MASSAGISTAS que ao longo dos anos adquiriram as experiências que foram passando de geração em geração; E com as mudanças no modo de viver das pessoas, alguns se tornaram muito conhecidos pôr atenderem os Jogadores de Futebol.

A partir de 1978 a mídia impressa nacional começou a divulgar anúncios das "famosas casas de massagem for man", em 1979 o consagrado massagista Mário Américo foi preso por exercício ilegal da Medicina acusado de receitar medicamentos.

Com o aumento da procura pôr Profissionais cada vez mais qualificados, houve a necessidade de aperfeiçoamento do Profissional Massagista e, após várias reuniões o estudioso profissional de Massagem Professor WILSON CORREA DE MOURA, que então militava no Distrito Federal, decidiu abraçar a bandeira da promoção, defesa, valorização e dignificação dos verdadeiros profissionais de massagem no Brasil e, depois de vários contatos com colegas da área, médicos e autoridades da área de saúde, decidiu adaptar o termo Masoterapia da língua Espanhola, traduzindo para a língua Portuguesa com a palavra MASSOTERAPIA.

DEFINIÇÃO do Termo MASSOTERAPIA: Etimologicamente a palavra Masso em grego, significa o ato de amassar e Therapeia significa terapia = Tratamento.

A MASSOTERAPIA - Significa o ato de massagear o corpo ou parte dele com fins terapêutico, que de acordo com nosso juízo cinético a massagem é a transmissão aos tecidos orgânicos de movimentos oscilantes de freqüência determinada, com fins terapêuticos e englobando todas as Técnicas Corporais: Shiatsu, Anma, Tui-Ná, Seitai, Shantala, Do-In, Ayurvédica, Reflexologia, Quiropraxia, Reiki, Yoga, Terapia Pranica, Rolfing, entre outras.

O MASSOTERAPEUTA é o Profissional que atua com o conhecimento destas Técnicas Corporais.

Cunhado o novo termo o Professor Wilson Correa de Moura fez uma verdadeira cruzada nacional até que em 1981, introduziu no SESC/SENAC de São José dos Campos - SP, o primeiro serviço de Massoterapia, no Brasil, contando com o apoio de Associação Paulista de Medicina (APM - regional), do Instituto Nacional de Previdência Social (INAMPS) e da Prefeitura Municipal de São José dos Campos – SP (PM SJC), organizou e realizou no SESC/SENAC em 1983, a Primeira Jornada de Massoterapia do Vale do Paraíba, reunindo expositores das áreas de Massagem, Medicina, Fisioterapia e Psicologia, numa iniciativa inédita que mereceu destaque na mídia impressa, televisada e falada nacional.

A partir da realização desse evento o Professor Wilson Correa de Moura buscou a consolidação da nova denominação com a introdução do termo Massoterapia na Enciclopédia Britânica e Barsa e, já em 1985 tivemos o termo Massoterapia inserido nos verbetes dos dicionários brasileiros, elevando à promoção em nível nacional; coroado de êxito pleno o trabalho abraçado há quatro anos por Wilson de Moura, que o conseguiu resgatar o bom conceito dos profissionais e abrir um novo mercado de trabalho no País para servir à sociedade em geral com carinho e respeito a que faz jus.

Com esta definição do termo MASSOTERAPIA, em todo o Brasil e em outros paises começamos a estruturar a nossa Categoria Profissional, diferenciada e expressiva, um corpo de Profissionais que utiliza seus conhecimentos da Técnica aplicada como recurso e instrumento de Trabalho as MÃOS como extensão do CORAÇÃO e como princípio o “CUIDAR” (que vem do Latim “cura”, antigamente escrita = coera), a qual expressa a atitude de dedicação, disponibilidade e contém em si responsabilidade respeito, consciência, atenção, preocupação e ética, sendo a base para a compreensão do ser humano, trabalhando com liberdade e promovendo a saúde com amor.

O TERAPEUTA (que vem do Grego “Terapeuten”), significa aquele que cuida e cura a si mesmo antes de tudo, e assim como cuidamos do pequeno Ser que nasce e merece crescer saudável, através das MÃOS que canalizam a energia universal da Vida, e o toque da Massagem no cliente lhe proporciona a segurança, o bem estar e o alívio das dores.

Ser MASSOTERAPEUTA, do seu Corpo constituído pôr nós Profissionais, com nossas Especialidades Técnicas, nossas idéias, nossos sentimentos e nossa expressão que consiste em nossa ação na comunidade; E assim podermos crescer saudáveis no momento em que estamos vivendo, com os avanços tecnológicos e científicos na área da saúde visando o bem estar das pessoas.

A Profissão de MASSOTERAPEUTA integrar-se perfeitamente na equipe multidisciplinar da Saúde, que pelo cuidar re-humaniza a relação no ato terapêutico.

Agradecemos imensamente o Professor Wilson Correa de Moura por ter introduzido o termo MASSOTERAPIA em nosso querido BRASIL e, por continuar atuante no atendimento de sua clientela tendo organizado e sistematizado a MASSOTERAPIA, na abordagem global, no esporte e relaxamento, e é associado ao CONBRAMASSO.

MILTON ALVES DOS SANTOS – Terapeuta Naturista, Massoterapeuta, Acupunturista.

Milton Alves e Wilson Moura -
contato@conbramassoconselho.com.br

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Fibromialgia

Fibromialgia - Sofrimento constante Venho através deste post relatar as experiências que tenho com muitos portadores dessa doença que ainda está em estudos, mas que estão destruindo brutamente a qualidade de vida de milhares de pessoas.Alem do sofrimento emocional os portadores dessa doença sofrem muita discriminação, porque as dores são internas. Cortes expostos todos vêem e acreditam, mas dores internas nas juntas, nas fibras, nos músculos não são aparentes, mas as dores são estupidamente reais e muito intensas.Não se sabe direito o que dispara a doença, mas já foi observado que as maiores partes dos portadores desenvolvem a Fibro depois de algum evento muito estressante, parto, mortes de familiares, acidentes de carro. Algo que mexeu muito com o emocional a ponto de o stress desenvolvido disparar a doença.Dependendo das crises e da intensidade das dores é necessário medicamentos específicos, exercícios físicos de acordo com a possibilidade de cada portador.A terapia auxilia muito o paciente no como “encarar” a situação que se encontra e tentar viver bem apesar das dores e dos medicamentos. É possível sim ter uma qualidade de vida boa, apesar das inevitáveis crises.

Karin Klemm

Sintomas da Fibromialgia

Muita dor, fadiga e distúrbio do sono.A dor é o principal motivos de procura aos médicos, dor, pontada, queimação, sensação de peso, entre outras. Geralmente se tem dificuldade de dizer onde dói, se são os nervos, articulações.Em geral as dores são difusas.
Relatos de pacientes mais comuns “dói o corpo todo” ou “dói tudo,” até o couro cabeludo, a pele estão doloridas, cansaço, fadiga, sensação de fraqueza nas pernas,o sono nunca é reparador, em geral a pessoa acorda com muitas dores e cansada.
Estudos tem mostrados que a qualidade de vida dessas pessoas caem muito, por esse motivo muitos estudo estão sendo feito.

Dados de Fibromialgia

Existe forte predominância do sexo feminino (80% a 90% dos casos), com um pico de incidência entre os 30 e os 50 anos de idade, podendo manifestar-se em crianças, adolescentes e indivíduos mais idosos. “A dor enerva a alma, torna-a mais temerosa, degenera-a… é o veneno da beleza.”Shakespeare A “cura” da fibromialgia São muitos os tratamentos propostos, ortomolecular, reiki, acupultura, indutores de sono, relaxantes musculares, analgésicos, mas ainda não existe uma cura científica para cura totalmente o portador.Esses métodos são para alívio das crises, e melhora de vida dos pacientes.

Estarei relatando mais em próximos posts em relação aos aspectos emocionais e como auxiliar os portadores, já relatando que a compreensão familiar é fundamental porque as dores realmente existem e NÃO SÃO EMOCIONAIS.E que fatores de muito stress pioram o quadro do paciente.

Sorte sempre!!! Confira o site clicando aqui


Publicado em Auto-Ajuda, Saúde


Como de costume trago a vocês um esclarecimento sobre fibromialgia, esta doença ainda em estudos pelo que tenho lido, uma doença difícil de ser diagnosticada e que causa muito sofrimento, e como tudo que meu trabalho como massoterapeuta possa ajudar, a aliviar o estress a tensão as dores emocionais, posto e me ponho a disposição para aliviar as dores do corpo e da alma.

Maria