quinta-feira, 29 de julho de 2010

Saúde

Terapias alternativas e massagem podem substituir ana

SAÚDE

Terapias alternativas e massagem podem substituir analgésicos
Graffo



Da redação

Fonte: Unifesp

Quem sofre com dores frequentes na cabeça pode passar também pelas desvantagens dos efeitos dos analgésicos que, quando usados com frequência, podem piorar o quadro e torna o problema crônico. Entretanto, o problema pode ser sanado com terapias alternativas, como massagens e acupuntura, por exemplo.

De acordo com um estudo controlado, feito na Universidade de Granada (Espanha), uma sessão de 30 minutos de massagem pode ter o mesmo efeito de analgésicos na melhora da dor de cabeça. A eficácia da massagem na cabeça e no pescoço foi demonstrada no estudo.

Na pesquisa, os participantes com crise de dor de cabeça do tipo tensional tratados com massagem tiveram melhora da dor, menor nervosismo e ansiedade e maior estabilidade da frequência cardíaca. Os efeitos se prolongaram por 24 horas. A pesquisa prova o efeito da massagem feita por especialista apenas para esse tipo de dor de cabeça. Para os médicos, os resultados não se aplicam à automassagem.

De acordo com dados do ambulatório de cefaleia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pesquisas nacionais mostram que pelo menos 12% dos brasileiros sofrem de dor de cabeça do tipo tensional. Diferente da enxaqueca, esse tipo de problema não provoca náusea, vômito e sensibilidade à luz. A dor se distribui igualmente pela cabeça e se caracteriza por uma sensação de peso ou de algo apertando o crânio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário